O QUE É SEO: O GUIA COMPLETO PARA BLOG

artigo sobre seo para otimização de blogs

Neste grande mundo online, se destaca quem tem uma boa estratégia de marketing de conteúdo. Quando alguém pesquisa alguma coisa no Google (ou em algum outro motor de buscas), o Google filtra todos os Blogs ou Sites, que possuem melhor conteúdo, que responda a essa pesquisa. Se o Blog tiver um bom hanking é bem provável que ele apareça e seja bem posicionado nos resultados de buscas.


Esse guia te dará todas as dicas sobre Marketing Digital para otimizar seu Blog.

O que é SEO?

Se você publicou um contéudo na web é porque você quer que esse contéudo chegue ao seu público-alvo.

O SEO sigla em inglês, que significa Search Engine Optimization. Traduzindo significa Otimização para Motores de Buscas. Essas otimizações têm o objetivo de melhorar o posicionamento de sua página ou blog, com toda uma técnica e recursos que irão alavancar e preparar seu blog.

Essas práticas podem ser no interior de sua página: imagens leves, conteúdo relevante, que responda e sane dúvidas, códigos certos, entre outras técnicas. São chamadas de Seo on-page.

Já as práticas externas: link building, que são links externos de qualidade apontando para seu blog, são chamadas de Seo off-page.

O objetivo principal dessas otimizações é gerar tráfego e autoridade para seu blog/ site ou página na web.
Quando um usuário faz uma pesquisa, ele busca por respostas, pois ele tem necessidade e quer suprimi-las.

Existem três tipos de buscas:

1. Pesquisa ou busca navegacional

Neste tipo de pesquisa, o usuário já sabe qual blog quer encontrar, mas por algum motivo ele utilizou o Google para não precisar digitar a URL completa.

2. Pesquisa ou busca informacional

Neste tipo de busca, o usuário não sabe ao certo o blog que deseja encontrar. Ele utiliza o Google para sanar sua dúvida ou seus questionamentos e o Google posiciona uma lista de páginas bem otimizadas, que respondam ou solucionem a necessidade do usuário.

3. Pesquisa ou busca transacional

Neste tipo de pesquisa, a transação é o resultado final da busca, ou seja, o usuário deseja comprar ou realizar alguma transação online.

Como o Google funciona?

Os resultados pagos aparecem no topo da pesquisa Google, com marcação verde escrita “Anúncio”. Abaixo dos resultados pagos encontram-se as páginas bem otimizadas e preparadas com as técnicas do SEO, que são os resultados orgânicos.

O que é priorizada é a relevância do conteúdo, ou seja, os motores de buscas do Google apresenta as páginas que melhor sanem as dúvidas dos usuários.

As imagens dos posts precisam ser bem descritas com o texto alternativo (alt text), se essas imagens não forem bem trabalhadas, os robôs do Google enxergará as imagens apenas como espaços brancos sem conteúdo.

O que é ALT TEXT?

É a descrição de elementos visuais que compõem a imagem utilizada. É interessante destacar que a descrição não é o título da imagem.


Principais fatores de Rankeamento



·     O conteúdo e qualidade influenciam diretamente nos rankings de pesquisa Google. Um conteúdo completo e esclarecedor que responda as dúvidas dos usuários é um fato de rankeamento. 


·      Seu conteúdo precisa de Títulos. Não existe um número limite de caracteres para o título interno. Tenha títulos na postagem e subtítulos no corpo da postagem. Um conteúdo bem segmentado e bem escrito.

  • O Seo Title é diferente do título interno do blog. No Title seo, precisa ter 55 caracteres, ele é um título mais objetivo do que o título interno do blog, que pode ter uma quantidade bem maior de caracteres.

  • Evite URLs enormes e com números. Use palavras-chave no endereço da sua página. E a dica de ouro é NUNCA MODIFIQUE A URL depois que ela for indexada. Use hífens para separar as palavras nas URLs.

  •   Use Heanding Tags no corpo do seu conteúdo. Mas, o que é isso? Otimize seu artigo. Tenha um Título interno, usando a palavra-chave. Seguimente o corpo do seu conteúdo com no mínimo mais três intertítulos.


  • LSI: utilize palavras-chave de forma harmônica no corpo de seu conteúdo. Use sinônimos e variações da palavra principal. Por exemplo: Marketing Digital, Marketing de Conteúdo, SEO,  Aumentar o Tráfego, Gerar Leads e etc.


  • O Tempo de permanência na página pelo usuário é algo muito valioso para o Google. Porque isso quer dizer, que seu conteúdo respondeu as dúvidas das personas. Esse é um dos fatores mais importantes de otimização para o Google. Convença seu leitor que seu texto é valioso. Ofereça benefícios ao transcorrer dos parágrafos.


  • Otimize suas imagens para SEO: ao salvar uma imagem no seu computador, modifique o nome do arquivo separando por hífens e não por espaços. Preencha o texto alternativo (alt text). Descreva o que tem na imagem e utilize palavras-chave. Dica de ouro: Cuidado com o tamanho da imagem. Comprima as suas imagens, para que elas sejam leves.


  • Faça Links Internos para outros posts do seu Blog. Aproveite aquele conteúdo antigo para linkar. 

  
  • Tenha um Design Responsivo, um design adequado para utilizar em todos os aparelhos traz uma melhoria significativa de otimização para os buscadores.


  •  Tenha uma página com uma boa velocidade, em que o tempo de carregamento seja veloz.


  • Tenha uma Meta Description bem escrita. Seja concisa e escreva os benefícios do seu conteúdo ou solução para a sua persona.


  • Tenha Botões de Compartilhamento em seu blog.


  •  Se seu blog tiver links externos de outros blogs apontando para o seus, os chamados backlinks, você será bem vista pelo Google. Pois parte da autoridade daquele site é transferido para o seu. Por isso, cuidado com Blogs que não possuam uma boa reputação. Com o Link Building, você também oferece links externos de qualidade. 



 INSTAGRAM: @Garotasesuasrealidades
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Stephani Lins
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3 comments

  1. Olá Stephani....
    Excelente artigo sobre SEO
    Parabéns pelo blog espero vê-lo cadastrado em nosso diretório

    https://divulgarblogs.com

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    1. Obrigada. Seja bem vindo (a) ao Blog Garotas e suas realidades.

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